Retour à la page d'accueil Mon compte
"Em toda nossa vida pessoal e profissional, sempre primamos pela honestidade. Jamais tentamos lucrar prejudicando alguém."
Descendente de imigrantes alemães vindos da região de Düsseldorf, Werner Ricardo Voigt nasceu no dia 8 de setembro de 1930. Desde menino, sempre teve a eletricidade como uma paixão. Werner também despertou cedo para os prazeres da leitura por meio do avô, Leo Schulz, construtor e professor, que recebia inúmeros livros e revistas técnicas da Alemanha.
Purnhagen foi outro mestre que exerceu forte influência na vida de Werner. Adolescente, foi morar em Joinville, onde estudava no SENAI e trabalhava na oficina de Werner Strohmeyer. Aos 18 anos foi convocado para servir ao Exército, em Curitiba/PR. Após o serviço militar, foi um dos dois soldados selecionados para frequentar a Escola Técnica Federal, onde se especializou em radiotelegrafia e eletrônica.
Em setembro de 1953, Werner instalou uma pequena oficina no Centro de Jaraguá do Sul. O negócio, que prestava serviços gerais e atendia quase exclusivamente a manutenção de cerca de duas dezenas de veículos motorizados que então circulavam em Jaraguá e região, cresceu comprovando o espírito empreendedor do jovem que, mais tarde, utilizaria seu talento para dar início uma das maiores empresas do mundo: a WEG.
Werner Ricardo Voigt idealizou o protótipo de um motor que se tornou o produto originário da WEG. Visionário e apaixonado por inovação, ele comandava a tecnologia utilizada na fábrica. Sua liderança técnica era inquestionável e seu perfil focado em evolução levou a WEG a optar sempre pela modernidade quando o quesito era técnica. Em outubro de 1988, quando Décio assume a presidência, Werner passou a ocupar o conselho administrativo e deixou de exercer funções executivas na empresa. Em 2008, montou em Schroeder/SC o Centro de Ensino Técnico e Educacional Werner Ricardo Voigt favorecendo as oportunidades de ensino para os jovens da região.
Em junho de 2016, aos 85 anos, Werner Ricardo Voigt faleceu de causas naturais em Jaraguá do Sul/SC. Até os últimos dias de vida Werner foi um frequentador assíduo das fábricas da WEG. Conviveu com engenheiros recém formados ou já experientes com o mesmo prazer de sempre. Perguntando, olhando, ouvindo, descobrindo e conversando, Werner dividiu toda sua experiência de forma efetiva na produção e na solução de problemas.
“Men motivated by an idea are the foundation of success”
Eggon João de la Silva nasció en 17 de octubre de 1929 donde hoy se localiza el municipio de Schroeder/SC. Hijo de Emílio de la Silva y Magdalena de la Silva, fue profundamente inspirado por su padre. Emílio fue profesor, fotógrafo, carpintero, ebanista, músico y comerciante, entre otras funciones. Escribió el libro "Jaraguá do Sul - La población del Valle de Itapocu", referencia para muchos estudiosos de la historia catarinense.
Eggon comenzó a trabajar a sus tempranos 13 años, como "manitas" en una oficina notarial de Jaraguá del Sul/SC. Nacido en 1929, el niño rápidamente adquiere experiencia en asuntos administrativos. En 1957, después de 14 años en el principal banco del Estado, se torna socio de la João Wiest & Cia. Ltda., una firma especializada en la producción de caños de escape para vehículos, entonces con ocho funcionarios.
Cuatro años después, Eggon deja la empresa, que ya contaba con 150 funcionarios, para enfrentar o mayor desafío de su carrera. En septiembre de 1961, junto a Werner y Geraldo, funda WEG. Hasta 1989, Eggon fue presidente de la compañía y participó directamente de los destinos de la empresa, conduciéndola a figurar entre las mayores del sector, con participación destacada en el mercado nacional e internacional. En ese mismo año, cedió el cargo a Décio de la Silva.
La trayectoria de Eggon no está ligada solamente a WEG. El empresario hizo parte de los consejos de cuatro grandes empresas: Oxford, Tigre, Marisol y Perdigão. En esta última, inclusive, ejerció la función de director presidente entre 1994 y 1995, momento en que cumplió la dura misión de recuperación financiera de la empresa.
En septiembre de 2015, a los 85 años, Eggon João de la Silva fallece de causas naturales en un hospital de Jaraguá do Sul/SC.
Nosotros crecimos porque desde el inicio pensamos en grande
Natural de Rio do Sul/SC, Geraldo Werninghaus nasceu em 26 de novembro de 1932. Ele começou sua carreira profissional na Werninghaus & Filhos, oficina de seu pai em Joinville. Aos 14 anos, quando iniciou seu aprendizado como mecânico, o universo de tornos e fresadoras, graxas e estopas já estava impregnado em seu cotidiano.
Geraldo deixou a Werninghaus & Filhos em 1961, aos 29 anos, aceitou o convite de sociedade para fundar a WEG em Jaraguá do Sul, junto com Werner e Eggon. Seus conhecimentos em mecânica e sua criatividade para solucionar problemas somados às habilidades dos colegas serviram para tornar a empresa uma referência no Brasil.
Na fábrica, Werninghaus se encarregava da produção propriamente dita. Era tido como um líder com foco na produção e nas equipes de trabalho.
Pessoa dedicada ao trabalho e à comunidade, ao deixar as atividades executivas diretas na WEG para o Conselho de Administração em 1989, iniciou a nova e promissora carreira pública.
Foi vereador, deputado estadual e prefeito de Jaraguá do Sul, com mandato que se encerraria em 31 de dezembro do ano 2000. Porém, em 10 de fevereiro de 1999, um acidente de trânsito encerrou precocemente a carreira e vida de Geraldo Werninghaus.